Menu

IMG_4661O Arte Pará de 2013 registrou os caminhos percorridos – ao longo dos 32 anos de realização – e estreitou os vínculos com a arte contemporânea. Foi um momento enriquecedor, no qual a Fundação Rômulo Maiorana reiterou o compromisso de propagar a produção artística e cultural do Norte.
O público teve acesso e integração ao universo multifacetado da arte e da cultura, ao mesmo tempo em que o projeto abria espaço para as discussões, aprendizagens e consolidação dos trabalhos amazônicos.
Na curadoria educacional, a professora Vania Leal comemorava o aumento na visitação pública, consequência da materialização das ações educativas; que estabeleciam um estreitamento entre as obras expostas, a visão do artista e a compreensão do público.
Entre os artistas selecionados e convidados daquele ano, estavam: Dirceu Maués, Federico Herrero, Gabriel Ivan, Kammal João, Karina Zen, Melissa Barbery, Paul Setúbal, Thiago Martins e muitos outros. O Grande Prêmio ficou com o fotógrafo paraense Ary Souza e a obra “Compasso I”, tão elogiada que tornou-se capa do catálogo da mostra.
Já as exposições ocorreram nos principais espaços culturais de Belém: Museu do Estado do Pará, Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra e no Museu Paraense Emílio Goeldi.
Texto: Fabrícia Sember
Foto: Acervo FRM